A natureza da sessão boudoir é íntima por si só e explora características da nossa vulnerabilidade, logo é essencial conhecer ao máximo a pessoa que vamos contratar para saber se somos um bom match. Neste blog mostro-te 5 aspectos antes de contratar um fotógrafo boudoir.

Identidade Visual

A identidade visual caracteriza-se pelos aspectos estéticos apresentados pelo artista, isto é, composição, cor, luz, a disposição dos elementos no espaço, temperatura de cor, etc. Ou seja, tudo aquilo que nos ajuda a identificar o trabalho de alguém como pertencente àquela pessoa. A identidade visual é o primeiro passo, na perspectiva de cliente, a ter em conta, pois por aí poderás ver o que podes esperar das tuas fotografias caso trabalhes com esse fotógrafo especificamente.

Budget

Na fotografia, tal como em todas as indústrias, existem serviços para todos os bolsos. Aqui a regra mantém-se: o barato raramente é bom, mas o caro não é determinante de um produto final satisfatório.

O ideal é saber por outras pessoas o que acharam do serviço de acordo com o que pagaram e o budget que temos disponível. Não esquecer que a fotografia, apesar de não ser um bem essencial, significa que por si é um bem de luxo, portanto pensa duas vezes antes de te focares no barato. Investe em ti mesma, poupa dinheiro para uma sessão na qual tens a certeza de que vais obter aquilo que pretendes.

Críticas

Este campo pode ser minado, mas é sem dúvida essencial.
Saber o que outras pessoas acharam da experiência é importante. A estética não é tudo na fotografia. Estamos a lidar com outros seres humanos e é importante saber se vamos ser uma boa combinação. Independentemente da cliente, um bom fotógrafo tem de criar as melhores condições possíveis às clientes que fotografa.

Já ouvi histórias macabras cuja veracidade não conheço, por parte de modelos e clientes, onde fotógrafos se aproveitaram da vulnerabilidade. É importante pesquisar primeiro. É importante, se possível, explorar a fundo a veracidade destas afirmações. E, contra a maioria dos conselhos, eu digo: segue o teu instinto. Se não gostas da forma como o fotógrafo comunica (ou não) contigo, se sentes que há algo que te deixa desconfortável, se as críticas negativas que lês se destacam em relação às boas, segue em frente. És cliente, o poder de escolha é teu.

Valores e Ideais

Os valores e ideais vão desde valores sociais e culturais à forma como o fotógrafo edita o seu trabalho. Cada fotógrafo valoriza aspectos diferentes, o que por si só acabará por resultar em fotografias completamente díspares.

Quem me contrata percebe que valorizo acima de tudo, a celebração do corpo feminino no seu estado natural, o que resulta em fotografias com pouca edição de “corte & costura” (ou como lhe chamam, reboco), focando-me mais na genuinidade durante a sessão e nas cores e ambiente na pós-produção. A pessoa que me contrata deverá saber o que esperar neste sentido.

Assim como há fotógrafos que se focam num trabalho muito mais glamour e usam bastante mais retoque. As opções são infinitas. Tal como há fotógrafos para tudo, há clientes com os mais diversos gostos e valores. Mais uma vez, escolhe aquele(a) que te apela mais no seu todo.

Contrato

As coisas chatas também fazem parte da vida, e servem para assegurar que ambas as partes ficam protegidas a partir do momento em que acordam prosseguir com o trabalho.

Logo falarei sobre o que é importante verificar num contrato com um fotógrafo, mas de momento prendo-me ao básico.

No contrato devem estar especificados o valor contratado, o que inclui, tempos de entrega, etc. Isto protege ambas as partes. Assegura-te que lês tudo e que concordas com o que lês.

Se gostaste do que leste e estás à procura de uma fotógrafa boudoir, por que não visitar o meu portfólio e marcar sessão? Visita o meu FAQ para saberes tudo o que esperar das minhas sessões.
Acompanha o meu trabalho pelo Instagram, Facebook. Se quiseres bónus e oportunidades exclusivas, subscreve a minha newsletter aqui em baixo!

Please install and activate the "Newsletter" plugin to show the form.
About the author

Apaixonada por fotografia, livros, gatos, maquilhagem e comida. Gosto de consumir arte e gosto de criá-la também. Não existe melhor sensação do que poder ajudar as mulheres através da minha arte, e a melhor parte do meu trabalho é quando sei que tive sucesso em restaurar e recuperar a auto-estima e confiança de uma mulher. Adoro a forma feminina e todas as subtilezas do espírito humano, e é o meu objetivo capturá-las para que as mulheres se vejam a si mesmas como realmente são: poderosas, belas e autênticas, por dentro e por fora.

Related Posts

Leave a Reply

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.